quinta-feira, 23 de abril de 2009

Aula em Ibatiba - ES



Aqui estão imagens da aula inaugural da tutora Carla Kelma, do ES.

Vejam só a animação!

Primeiro encontro de Acompanhamento - GO

Olá, caras tutoras!

Finalmente vamos nos encontrar!!! Estou ansiosa para saber das novidades e ouvir a experiência de vocês. Por favor, preparem uma apresentação de 10 minutos para mostrar o que vocês já fizeram desde o nosso último encontro, em outubro do ano passado. Abaixo, o nosso informativo!


PROGRAMA PRÓ-LETRAMENTO
INFORMATIVO Nº 1/2009

Brasília, 19 de Abril de 2009.


Dando continuidade ao Programa Pró-Letramento no Estado de Goiás, o CFORM/UnB vem comunicar:

1. Confirmamos a realização do 1º Encontro Presencial de Acompanhamento para os dias 27 e 28 de abril de 2009, com duração de 16h, nos seguinte endereço: Goiânia, na antiga Agência Rural (Campus II da UFG).
2. No encontro vamos retomar o estudo dos fascículos 1,2, e 7, com o objetivo de sanar as dúvidas referentes ao trabalho anterior, de sistematizar conhecimentos e ampliar nossos graus de letramento.
3. Lembramos que todos os fascículos perpassam pelos fascículos 1 e 7. Portanto iremos retomá-los sempre que necessário.
4. Cada tutor deverá levar um "KIT de Trabalho” (com material para realização de oficinas: tesoura, cola, pincel atômico, fita adesiva, revistas, livros, papel pardo).
5. Os tutores socializarão as experiências vivenciadas na formação dos professores cursistas. Dessa forma, o tutor deverá elaborar um relatório de até duas páginas, devidamente identificado, contendo:
• o desenvolvimento das ações de formação dos professores;
• uma breve descrição das atividades extra-fascículos (poderão ser apresentadas em painel, cartazes, fotocópias de textos, mural ou apresentação para data-show ou portfólios);
• as dificuldades encontradas no processo de formação;
• as dúvidas encontradas pelos tutores e cursistas.
6. As Secretarias de Educação deverão encaminhar ao CFORM/UnB as fichas de inscrição dos Professores Cursistas e dos tutores após o quarto encontro presencial. Atrasos nesta providência poderão acarretar problemas na matrícula, acompanhamento e/ou certificação dos Cursistas.
7. Quem ainda não enviou seu Plano de Curso poderá entregar na data do encontro.


Contatos:
E-MAIL: cform@unb.br
CFORM (061) 3307-3027 ou 3307-3627 (Paola ou Fátima)

Formadoras:
Márcia Regina Alves Gondim mragondim@yahoo.com.br

Marilete Pinheiro mariletepinheiro.pro@gmail.com

Tatiana de Oliveira tatia.oliveira@gmail.com

Iêda villas boas iedavilasboas@gmail.com

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Vejam só, queridos tutores!!! Recebi por e-mail mais novidades do ES! Leiam e visitem o blog da querida Cristiane, de Pinheiros:

"QUERIDA TATIANA

É COM MUITA ALEGRIA QUE LHE ESCREVO PARA CONTAR COMO ESTÁ INDO O PROGRAMA NO MEU MUNICÍPIO. ESTA SEMANA TEREMOS O 2º ENCONTRO DO FASCÍCULO 7. ATÉ AQUI AS COISAS ESTÃO INDO MUITO BEM, OS CURSISTAS ESTÃO MUITO INTERESSADOS E EMPENHADOS EM FAZER DO PROGRAMA UM VERDADEIRO SUCESSO. SE TIVER UM TEMPINHO DÊ UMA OLHADA NO BLOG QUE MONTEI DA TURMA QUE ORIENTO.
www.cristianeproletramento.blogspot.com

BEIJOS E ABRAÇOS

CRISTIANE PARTELLI/PINHEIROS-ES"
A tutora de Marilândia - ES, Luciana Magnano Sossai, fez um ótimo relatório sobre as atividades desenvolvidas no fascículo 1. Vamos socializar? Leiam um trecho do segundo encontro...

"O 2º Encontro do Fascículo 1 aconteceu no dia 18/03/09, em uma sala da “Escola Maria Izabel Falqueto” ,com duração de 4 horas iniciando as 18h e 30 min. até às 22h e 30 min.
Iniciamos o curso com uma mensagem reflexiva sobre “Kit para ser Feliz”.
Lembramos dos registros no Diário de Bordo prosseguindo para descontrair o grupo e trabalhar afetividade, entrosamento, qualidades. Passando um ursinho para dizer algo sobre o mesmo quando terminarem de falar no círculo, virar para o colega ao lado e dizer a mesma coisa para eles.
Na retomada da aula anterior tecemos comentários sobre Alfabetização e Letramento.
Prosseguimos com a exploração no livro dos cursistas, verificando a estrutura da obra como um todo.
Leitura do Fascículo 1 sobre Alfabetização e Letramento.
Foram formados grupos de estudo para ler os assuntos e explicar sobre os mesmos.
As Capacidades Linguisticas da alfabetização.
Os termos enfatizados nesta proposta.
Os eixos necessários á aquisição da língua escrita.
Quadro 1 sobre compreensão e valorização da cultura da escrita: capacidades, conhecimentos e atitudes.
Compreensão e valorização da Cultura Escrita.
Apropriação do sistema de escrita.
Para aprofundamento foram feitos cartazes para estudo do fascículo complementar 8, estudando sobre reflexão de atividades de escrita dos nomes.
Na avaliação foi solicitada cópias ou originais de vários tipos de textos para ampliar a seleção de texto como forma de ter um contato maior com o mundo da leitura e poder aplicá-lo nos planejamentos."


Parabéns Luciana! Continue animada assim!