segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Facilitando o preenchimento do Caderno de Acompanhamento

Olá caros tutores,

Para facilitar o preenchimento da ficha 9 do Caderno de Acompanhamento dos Cursistas, fiz a seguinte tabela. Agora, atenção! Essa tabela só serve para os encontros presenciais com 4 horas de duração.

Abraços

Tatiana




segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Apresentação no Seminário de Avaliação

Olá tutores!



Mais uma vez, aproveito a oportunidade para orientá-los sobre a apresentação do Seminário de Avaliação.


1. Escolha uma atividade que você considera que serviu para mudanças na prática do professor cursista.

- Uma atividade que em que você notou que o aprendizado desenvolvido durante o curso serviu para inovar a prática pedagógica do professor, de acordo com as novas teorias de Letramento.


2. Explique essa atividade, desde o seu planejamento, passando pelo seu desenvolvimento, até atingir os resultados.

- O que foi observado nesse processo?



3. A exposição da experiência significativa deverá conter:

- Descrição de uma situação de Alfabetização e Linguagem - Promovendo a articulação das idéias teóricas com a situação problema ou situações ocorridas na prática da sala de aula, para afirmar, refutar ou redirecionar suas intervenções pedagógicas.


4. Prepare a apresentação do município com o objetivo de explicar detalhadamente essa atividade, evidenciando o caminho e o impacto da atividade na formação do professor.
- Sugerimos vários meios: painel, artigo, power point, portafólio, vídeo, revistas, álbum seriado, jornal, cordel, registro reflexivo, depoimentos, entre outras linguagens

- a apresentação deverá conter: identificação, atividade, público alvo, professor, objetivos da atividade, descrição das atividades, avaliação e reflexão.



IMPORTANTE: Vocês devem levar seu portifólio pronto (vou avaliá-lo durante o encontro) e uma cópia de todos os seus relatórios devem constar desse portifólio.




Abraço e até breve!

Tatiana Oliveira

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

PROGRAMA PRÓ-LETRAMENTO
INFORMATIVO Nº04/2009
Brasília, 28 de agosto de 2009.

Concluímos mais uma etapa do processo de Formação de Professores na área de Alfabetização e Linguagem e parabenizamos a todos os envolvidos pelo empenho na parceria realizada. O CFORM/UnB reconhece que o programa Pró-Letramento contribuiu para melhoria da educação no estado de Goiás. Diante disso, o centro vem comunicar:

Confirmamos a realização do Seminário de Avaliação para os dias e 10 e 11 de Setembro de 2009, com duração de 16h, no seguinte endereço: SESC CALDAS NOVAS, endereço: Av. Ministro Elias Bufáiçal, nº 600 - Bairro do Turista I - CEP: 75.690-000, Caldas Novas-GO, fone: (64) 3455-9400. Para reservas: telefones (62) 3221-0660/ 0661/ 0663/ 0664/ 0665, solicite o tarifário referente ao usuário.

1. O tutor deverá elaborar um relatório de até duas páginas, devidamente identificado, contendo:
· o desenvolvimento das ações de formação dos professores;
· uma breve descrição das atividades extra-fascículos;
· as dificuldades encontradas no processo de formação;
· as dúvidas encontradas pelos tutores e cursistas.

2. Solicitamos que cada tutor selecione uma experiência significativa para socialização, ocorrida na formação de seus professores cursistas, por municípios.

3. A exposição da experiência significativa deverá conter: Descrição de uma situação de Alfabetização e Linguagem - Promovendo a articulação das idéias teóricas com a situação problema ou situações ocorridas na prática da sala de aula, para afirmar, refutar ou redirecionar suas intervenções pedagógicas.

4. A apresentação poderá ser em painel, artigo, power point, portafólio, vídeo, revistas, álbum seriado, jornal, cordel, registro reflexivo, depoimentos, entre outras linguagens ( e deverá conter: identificação, atividade, público alvo, professor, objetivos da atividade, descrição das atividades, avaliação e reflexão).

5. SUGESTÕES DE TEMAS: Variedades Lingüísticas, Consciência Fonológica, Alfabetização e Letramento, Leitura, Dificuldades de Leitura e Escrita, Leitura e Produção de Texto, Os Gêneros e Tipologias Textuais, Literatura Infantil, Projetos de Leitura, Projetos de Intervenção da Aprendizagem (Alfabetização e Linguagem), Rotinas Pedagógicas (leitura, escrita e oralidade). Capacidades lingüísticas, Uso do Dicionário na Sala de Aula, Avaliação Formativa e Avaliação Diagnóstica, Planejamento, Tempo da leitura e da Escrita na Sala de Aula, Uso da Biblioteca e da Sala de Leitura, Jogos e Brincadeiras, Livro Didático, História de Vida. Oralidade e Escrita.

6. Para as apresentações estarão disponíveis: data show, vídeo e microfone. Cada tutor poderá se inscrever e terá 10 minutos para apresentar seu relato de experiências.

7. Os Municípios que já concluíram a formação deverão enviar o Caderno de Acompanhamento devidamente preenchido pelos correios, como correspondência registrada. A certificação dos professores cursistas depende do envio do Caderno, especialmente, com as notas finais e o percentual de freqüência de cada cursista (Ficha 9). Solicitamos que as orientações constantes no Caderno sejam rigorosamente seguidas.

8. Para certificação dos cursistas, é obrigatório que a ficha de inscrição esteja devidamente preenchida e tenha sido enviada ao CFORM/UnB. Só os dados do Caderno de Acompanhamento não garantem a certificação. Aqueles que ainda não encaminharam as fichas de inscrição dos professores cursistas e dos tutores ao CFORM/UnB deverão fazê-lo, impreterivelmente, até o dia 30/10. Atrasos nesta providência poderão acarretar problemas na matrícula, acompanhamento e/ou certificação dos Cursistas.

Atenciosamente,

Equipe CFORM