quarta-feira, 17 de março de 2010

Relatórios, ah! Aqui falo mais do que isso!

Hoje passei a tarde na UnB, lendo os relatórios enviados pelos tutores do Amazonas. Gostei de perceber que os professores estão entusiasmados com a inclusão de novas atividades no dia-a-dia da sala de aula. No entanto, ainda percebo que a mudança é difícil, lenta... As pessoas têm medo de enfrentar o novo! Alfabetizar letrando não é uma tarefa fácil. Se alguém um dia falou isso, acho que se enganou. Dá muito trabalho! Temos que estar sempre atentos aos textos que circulam pela nossa comunidade e levá-los para a sala de aula. Temos que ser criativos para elaborar atividades que envolvam as crianças, que as façam ler, sabendo a razão pela qual estão fazendo isso. Temos, professores, que ser persistentes. Toda criança tem o seu tempo. Algumas precisam de mais contato com os textos, mais horas de leitura, mais incentivo. Outras são questionadoras e faladeiras e não prestam atenção.

E o professor deve perceber que educar vai além de tirar cópias de atividades dos livros didáticos. Atividades descontextualizadas, com palavras soltas não são a melhor opção para os dias de hoje. Já foram um dia, mas não mais... Pensem nisso!

Aproveitem para ler uma excelente reportagem da Revista Nova Escola: Leitura para toda a escola.
http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/diretor/leitura-toda-escola-448816.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário