sábado, 25 de julho de 2009

Informativo sobre o Seminário de Avaliação - ES

Dando continuidade ao Programa Pró-Letramento no Estado de Espírito Santo, o CFORM/UnB vem comunicar:

1. Confirmamos o Seminário de Avaliação para os dias 30 e 31/07/2009, a realizar-se no seguinte endereço: Tutores de Linguagem - EEEFM - Profº Renato José da Costa Pacheco (Av. Engenheiro Charles Bitran, n° 251 – Jardim Camburi – Vitória).
2. O horário disponível para a formação será das 8:00 às 18:00.
3. Solicitamos que cada município selecione uma experiência significativa ocorrida durante a formação.
4. A exposição da experiência significativa deverá conter: Descrição de uma situação de Alfabetização e linguagem - Promovendo a articulação das idéias teóricas com a situação problema ou situações ocorridas na prática da sala de aula, para afirmar, refutar ou redirecionar suas intervenções pedagógicas.
5. A apresentação poderá ser em painel, artigo, power point, portafólio, vídeo, revistas, álbum seriado, jornal, cordel, registro reflexivo entre outras linguagens ( e deverá conter: Identificação, atividade, público alvo, professora, objetivos da atividade, descrição das atividades, avaliação e reflexão).
6. SUGESTÕES DE TEMAS: Variedades Lingüísticas, Consciência Fonológica, Alfabetização e Letramento, Leitura, Dificuldades de Leitura e Escrita, Leitura e Produção de Texto, Os Gêneros e Tipologias Textuais, Literatura Infantil, Projetos de Leitura, Projetos de Intervenção da Aprendizagem (Alfabetização e Linguagem), Rotinas Pedagógicas (leitura, escrita e oralidade). Capacidades lingüísticas, Uso do Dicionário na Sala de Aula, Avaliação Diagnóstica, Planejamento, Tempo da leitura e da Escrita na Sala de Aula, Uso da Biblioteca e da Sala de Leitura, Jogos e Brincadeiras, Livro Didático, História de Vida. Oralidade e Escrita.
7. Para as apresentações estarão disponíveis: data show, vídeo e microfone. Cada tutor poderá se inscrever e terá 15 minutos para apresentar seu relato de experiências significativas.
8. Os Municípios que já concluíram a formação deverão enviar o Caderno de Acompanhamento devidamente preenchido pelos correios, como correspondência registrada ou entregar ao formador durante o seminário de avaliação. A certificação dos professores cursistas depende do envio do Caderno, especialmente, com as notas finais e o percentual de freqüência de cada cursista (Ficha 9). Solicitamos que as orientações constantes no Caderno sejam rigorosamente seguidas.
9. Para certificação dos cursistas, é obrigatório que a ficha de inscrição esteja devidamente preenchida e tenha sido enviada ao CFORM/UnB. Só os dados do Caderno de Acompanhamento não garantem a certificação.
10. Aqueles que ainda não encaminharam as fichas de inscrição dos professores cursistas e dos tutores ao CFORM/UnB deverão fazê-lo, impreterivelmente, até o dia 30/08. Atrasos nesta providência poderão acarretar problemas na matrícula, acompanhamento e/ou certificação dos Cursistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário