segunda-feira, 20 de julho de 2009

Roteiro de Leitura - Bagunça e Arrumação























Olá caros tutores!

O pessoal de Goiás, durante o II Encontro de Acompanhamento, planejou a leitura do livro Bagunça e Arrumação, de Marília Pirillo, lançamento da Editora Prumo. Eu tive o prazer de conhecer a Marília no 11º Salão do Livro Infantil e Juvenil, no Rio de Janeiro. Fui para Anápolis e mostrei o livro durante a formação dos professores. Eles adoraram e planejaram esse roteiro...

Preparação para a leitura
Conversa informal com as crianças
- o que as crianças entendem por bagunça e arrumação.
- eles têm irmãos? São iguais ou diferentes deles? Como eles se organizam em casa?
- eles costumam brincar sozinhos ou com outras crianças?
- é melhor brincar sozinho ou separado?

Durante a leitura
- professor faz a leitura em voz alta para os alunos, mostrando as ilustrações. Não esqueça de que para fazer a leitura em voz alta é preciso conhecer bem o texto...
- os alunos fazem leitura silenciosa ou uma leitura compatilhada

Depois da leitura
- Quem é a bagunça e arrumação na casa de cada criança? O professor conversa com a turma sobre o assunto.
- Fazer um quadro com as crianças sobre como é a organização em casa.
- Perguntas sobre o texto (para levantamento de informações explícitas e implícitas):
- é bom viver em um ambiente bagunçado ou arrumado?
- com qual das crianças do texto você se identifica?
- o que é necessário para brincar com outra criança?
- levantamento das palavras que eles não conhecem.

Um comentário:

  1. Gente que alegria ver meu livro assim tão bem trabalhado.
    As crianças adoram esse tema e nos encontros que tenho participado com este livro elas sempre me surpreendem contando histórias ótimas de bagunça e arrumação. Quem veio primeiro, a bagunça ou a arrumação? Acho que o importante é sempre salientar que uma coisa não existe sem a outra e que as duas são igualmente importantes na nossa vida.
    beijo grande
    Marilia

    ResponderExcluir